Como usar mel para hidratar o cabelo: 11 benefícios e receitas caseiras

O mel puro é considerado um condicionador e amaciante natural para o cabelo. Sendo um umectante natural, o mel também hidrata e mantém a umidade intacta.

Por
Luana Moraes
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em...
17 minutos para leitura
Pote de mel transbordando sobre uma superfície, com o líquido dourado escorrendo suavemente. Ao fundo, um salão de beleza desfocado

Você já ama mel por sua doçura deliciosa. E provavelmente já ouviu falar sobre suas incríveis propriedades curativas para a pele. Mas você sabia que há muitas maneiras de usar mel para o cabelo também?

Acontece que o mel é um umectante natural. O que isso significa? Significa que o mel pode puxar moléculas de água do ar e atraí-las para o folículo capilar e couro cabeludo. O resultado é um cabelo super brilhante e saudável que resiste à quebra.

É um pouco como mágica, na verdade. E os benefícios não param por aí! Vamos mergulhar em todas as maneiras pelas quais o mel é bom para o seu cabelo e nossas maneiras favoritas de usá-lo que você precisa experimentar.

O mel é bom para o cabelo?

Sim! O mel é bom para o seu cabelo devido às suas propriedades hidratantes, fortalecedoras, antibacterianas e anti-inflamatórias. Ele tem a capacidade de hidratar e fortalecer o cabelo, aumentar o brilho, acalmar o couro cabeludo e muito mais.

Os benefícios do mel para o cabelo

Acontece que o segredo para um cabelo brilhante e saudável estava na sua cozinha o tempo todo, e você nem sabia. Aqui está um mergulho mais profundo nos imensos benefícios que esse ingrediente rico em antioxidantes pode fornecer para o seu cabelo.

1. Hidratante Natural

O mel é um umectante natural, o que significa que ele pode puxar a umidade do ar e do ambiente ao redor para sua pele e cabelo e retê-la. Isso ajuda a hidratar o cabelo, deixando-o macio e manejável.

2. Mel para o crescimento saudável do cabelo

Você pode ter ouvido que o mel é usado para promover a cicatrização de feridas e prevenir infecções. Estudos mostram que o mel tem a incrível capacidade de promover o crescimento celular, particularmente o crescimento de células epiteliais da pele. Essas células compõem os folículos capilares e os dutos capilares do couro cabeludo, que são essenciais para o crescimento saudável do cabelo.

O mel pode até mesmo acordar ou fortalecer folículos capilares que ficaram dormentes, promovendo ainda mais o crescimento de novos cabelos. O mel também contém nutrientes que aumentam a força e a estrutura do cabelo, o que pode reduzir a quebra para ajudar o cabelo a crescer mais ao longo do tempo.

3. Reforço da saúde do couro cabeludo

O mel é um cicatrizante natural de feridas. Suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a irritação do couro cabeludo, reduzir a caspa, aliviar a coceira e limitar a inflamação devido a condições do couro cabeludo, como tinea capitis (também conhecida como micose do couro cabeludo), psoríase ou dermatite seborreica.

4. O mel amacia, desembaraça e condiciona o cabelo

O mel é um condicionador natural incrível para cabelos porque suas propriedades hidratantes amaciam, desembaraçam e suavizam o cabelo. O mel também contém nutrientes como vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes para proteger o cabelo de danos e melhorar a saúde geral do cabelo.

5. O mel adiciona brilho e maciez aos cabelos secos ou cacheados

O mel tem propriedades emolientes e umectantes que adicionam umidade aos folículos capilares. Isso naturalmente alisa a haste capilar e restaura o brilho e a maciez de cabelos crespos, secos, cacheados ou opacos. Suas propriedades umectantes naturais selam a umidade para evitar perda futura de umidade também.

6. O mel pode realçar os reflexos naturais

O mel contém uma enzima natural chamada glicose oxidase. Ele também contém um açúcar natural chamado glicose. Quando a enzima quebra a glicose, ela deixa para trás peróxido de hidrogênio, que é conhecido por clarear o cabelo ao quebrar a melanina no cabelo.

Embora o mel não consiga descolorir o cabelo como os tratamentos químicos, deixá-lo no cabelo por um longo período de tempo pode realçar seus reflexos naturais sem causar os danos associados aos produtos químicos agressivos.

7. O mel previne a quebra e a queda do cabelo

O mel é carregado com nutrientes vitais para a saúde do cabelo, incluindo traços de queratina. A queratina é uma proteína natural que adiciona estrutura e força ao cabelo.

Quando combinado com suas propriedades antioxidantes e efeitos hidratantes, isso faz do mel uma excelente escolha para combater a queda e a quebra do cabelo.

8. Mel para a saúde do couro cabeludo

O mel é incrível para o couro cabeludo porque ajuda a remover o acúmulo que pode obstruir o folículo capilar e levar a condições como dermatite. O mel também tem propriedades anti-inflamatórias que podem melhorar condições como eczema e psoríase.

Curiosamente, a caspa é frequentemente causada por fungos ou bactérias. Devido às suas propriedades antibacterianas e efeitos anti-inflamatórios, o mel também é ideal para aliviar a caspa, a dermatite seborreica crônica e o couro cabeludo inflamado que frequentemente acompanha ambas as condições.

9. Mel para cuidados naturais com os cabelos

O mel orgânico é uma escolha fantástica para qualquer pessoa interessada em fazer a mudança para o cuidado natural do cabelo. Ele limpa suavemente enquanto adiciona umidade ao cabelo. Ele também dá às raízes e fios do cabelo um impulso de aminoácidos vitais, antioxidantes, vitaminas e minerais. Devido às suas propriedades regenerativas, ele também é ótimo para o couro cabeludo.

10. Rico em antioxidantes

O mel é rico em antioxidantes que protegem o couro cabeludo e o cabelo dos danos dos radicais livres causados pela poluição e pelos raios UV — os principais responsáveis pelo enfraquecimento do cabelo.

Um estudo de 2021 descobriu que aplicar antioxidantes diretamente no couro cabeludo pode ajudar a reduzir a queda de cabelo e melhorar a condição geral do couro cabeludo.

11. Ajuda a reparar cabelos danificados

Os nutrientes do mel podem ajudar a reparar cabelos danificados, melhorando sua textura e elasticidade.

O mel é pobre em proteínas (cerca de 0,1 gramas (g) por colher de sopa), mas mesmo essa pequena quantidade auxilia na produção de queratina, ajudando a restaurar cabelos quebradiços.

Fatos surpreendentes sobre o mel

Se ainda não o convencemos a incorporar o mel na sua rotina de cuidados com os cabelos, esses fatos incríveis sobre o mel podem fazer o trabalho. Você já sabe que o mel é feito por abelhas, mas apostamos que você não sabia que existem mais de 300 tipos diferentes de mel.

Cada tipo de mel é específico para as flores das quais as abelhas coletaram o néctar. Uma vez que o néctar é coletado, ele é armazenado no favo de mel da colmeia e eventualmente convertido em açúcares simples. Esse processo é alcançado pela evaporação da água causada pelo constante abanar das asas das abelhas.

O resultado é um mel doce e espesso que contém frutose, glicose, açúcares concentrados e vários micronutrientes. Devido à sua composição química única, o mel cru pode ser armazenado indefinidamente sem estragar.

Como usar mel para o cabelo

Você encontrará mel como ingrediente em produtos para cabelo formulados para nutrir o cabelo e o couro cabeludo e aumentar a hidratação e o brilho. Também é um ingrediente popular em óleos e máscaras capilares devido aos seus benefícios regenerativos. Veja como incorporar mel à sua rotina de cuidados com o cabelo.

1. Faça uma máscara caseira

  • Pegue uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de óleo de coco derretido.
  • Misture esses dois, a menos que eles se misturem totalmente. Usar um bom óleo capilar para crescimento capilar sem adição de produtos químicos pode ser a escolha mais proeminente.
  • Aplique esta máscara no cabelo úmido e deixe agir por 20 minutos.
  • Agora, enxágue e aproveite cabelos sem frizz e sem resíduos.

2. Máscara capilar de mel e ovo

Modo de usar:

  • Pegue um ovo e bata bem em uma tigela.
  • Adicione uma colher de sopa de mel e misture bem.
  • Aplique essa mistura no couro cabeludo e nos fios de cabelo.
  • Deixe agir por pelo menos uma hora.
  • Lave com água e um xampu e condicionador suaves.

3. Enxágue capilar com mel

Ingredientes: Mel cru orgânico, Água

Modo de usar:

  • Pegue 1/4 de xícara de mel orgânico cru.
  • Adicione 1/2 xícara de água e dilua.
  • Borrife isso no cabelo molhado e deixe agir por pelo menos 30 minutos.
  • Lave com água morna ou fria.

4. Use pasta de mel para tratamento do couro cabeludo

O mel tem habilidades de cura por si só. Misture mel com água para torná-lo menos pegajoso e massageie suavemente no couro cabeludo até as pontas. Deixe esta pasta por um ou dois minutos e enxágue usando seu xampu regular. Os resultados serão notáveis.

5. Máscara capilar com mel, gel de Aloe Vera e óleo de coco

Modo de usar:

  • Pegue duas colheres de sopa de mel.
  • Adicione uma colher de sopa de gel de aloe vera.
  • Adicione uma colher de sopa de óleo de coco e misture bem.
  • Aplique esta mistura no cabelo e no couro cabeludo.
  • Deixe agir por pelo menos uma hora.
  • Lave com água e um xampu e condicionador suaves.

6. Máscara capilar de mel e leite de coco

Modo de usar:

  • Pegue 1/2 xícara de leite de coco.
  • Adicione 1/4 de xícara de mel e misture bem.
  • Aplique essa mistura nos fios do cabelo.
  • Deixe agir por pelo menos uma hora.
  • Lave com água morna e use um xampu e condicionador suaves.

7. Máscara capilar de mel e iogurte

Modo de usar:

  • Pegue duas colheres de sopa de iogurte.
  • Adicione uma colher de sopa de mel e misture bem.
  • Aplique esta mistura no couro cabeludo e no cabelo.
  • Deixe agir por pelo menos 30 minutos.
  • Lave com água e um xampu e condicionador suaves.

8. Faça um tratamento com mel e azeite de oliva

Em vez de azeite de oliva, você também pode usar óleo capilar com amêndoa para o tratamento. Esta maneira é muito mais eficaz do que as outras. Basta aquecer duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e adicionar 2 colheres de sopa de mel. Em seguida, misture bem para mascarar seu cabelo. Espere cerca de 10 minutos e enxágue com xampu. Seu cabelo receberá nutrição adequada e ficará supermacio em poucos dias.

9. Adicione mel aos seus produtos de lavagem de cabelo

Para tratar seu cabelo com uma pitada de melhoria, você também pode adicionar mel à sua rotina de lavagem de cabelo. Misture com seu xampu ou condicionador para testemunhar resultados alucinantes. Mas lembre-se, não deixe a mistura ficar pegajosa e mantenha-a simples para obter seu cabelo ideal.

Perguntas frequentes sobre mel para cabelo

O mel é seguro para o cabelo?

Absolutamente! O mel é completamente natural e cheio de nutrientes vitais que melhoram a saúde, o brilho e a textura do seu cabelo e couro cabeludo.

Quais tipos de cabelo podem se beneficiar do mel?

Todos os tipos e texturas de cabelo podem se beneficiar do mel! O mel adiciona umidade e brilho e reduz o frizz ao alisar os folículos capilares. No entanto, certos tipos e texturas de cabelo podem se beneficiar ainda mais do que outros.

Por exemplo, o mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias para beneficiar aqueles com couro cabeludo seco, inflamado ou com coceira e condições como caspa. E aqueles com cabelos extremamente secos, quebradiços, danificados ou cacheados se beneficiarão especialmente das propriedades umectantes e proteínas regenerativas do mel.

Quais são os efeitos colaterais do uso de mel no cabelo?

A menos que você seja alérgico a mel ou pólen de abelha, não há efeitos colaterais conhecidos do uso de mel para a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Na verdade, devido às suas muitas propriedades terapêuticas, é um excelente ingrediente natural para o cuidado diário do cabelo.

Com que frequência posso usar mel no meu cabelo?

O mel pode ser usado diariamente como ingrediente em xampu, condicionador ou óleo capilar. Ou você pode aplicar uma máscara capilar de mel uma ou duas vezes por semana, deixando-a agir no cabelo por 10-15 minutos. Ele funciona bem com óleo de coco, azeite de oliva, óleo de jojoba e outros óleos carreadores tradicionalmente usados para adicionar umidade ao cabelo.

Quem deve usar mel no cabelo?

O mel funciona para todos os tipos de cabelo, mas suas propriedades naturalmente hidratantes e fortalecedoras o tornam especialmente benéfico para cabelos secos ou danificados.

Alguém não deve usar mel no cabelo?

Se você é alérgico a mel ou pólen de abelha, você deve evitar mel para o cabelo. Se você nunca usou mel topicamente, você pode querer considerar fazer um teste de remendo antes de aplicá-lo no seu couro cabeludo.

Como posso usar mel para clarear meu cabelo?

Ao clarear o cabelo com mel, primeiro misture partes iguais de mel e água. Aplique no cabelo em seções — pode ajudar usar um pincel para isso. Deixe por uma hora ou durante a noite, depois enxágue bem. Você não verá resultados drásticos, mas pode fazer esse tratamento várias vezes e o cabelo deve ficar progressivamente mais claro.

O mel tem efeitos colaterais no cabelo?

Mel para cabelo é geralmente seguro para a maioria das pessoas. Mas você deve evitar usar mel no couro cabeludo ou cabelo se tiver alergia a mel ou pólen de abelha.

Encerrando

Durante séculos, o mel tem sido usado por culturas do mundo todo por suas incríveis propriedades curativas.

Ele contém vitaminas, minerais e antioxidantes abundantes, além de propriedades anti-inflamatórias, que o tornam benéfico para tudo, desde a cicatrização de feridas até o alívio de dores de garganta.

Não é surpresa que usar mel no cabelo seja uma maneira fantástica de nutrir e melhorar a saúde do seu cabelo e couro cabeludo.

Especialistas Citados

  • Dr. Knox Beasley: Médico revisor das informações sobre os benefícios do mel para o cabelo
  • Grace Gallagher: Autora de conteúdo especializado sobre tratamentos capilares naturais
Compartilhe esta página
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Digital, ela construiu sua carreira produzindo conteúdo relevante sobre tratamentos capilares, tendências e soluções personalizadas para diferentes tipos de cabelo.
Sair da versão mobile