Como usar o óleo de Argan nos cabelos: 6 benefícios e formas de aplicar

Aplique óleo de argan com moderação, concentrando-se nas pontas do cabelo em vez das raízes. Isso ajuda a evitar a oleosidade.

Por
Luana Moraes
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em...
27 minutos para leitura
Óleo de Argan em primeiro plano, com um salão de beleza desfocado ao fundo

O óleo de argan é um óleo rico e nutritivo usado em cosméticos e produtos para o cabelo. É feito pela prensagem a frio de grãos não torrados da árvore de argan marroquina (Argania spinosa) e é amplamente conhecido como uma excelente adição à sua rotina de cuidados com o cabelo.

É um óleo amado em todo o mundo por suas propriedades hidratantes e suavizantes – o óleo de argan é rico em ácidos graxos essenciais, antioxidantes e vitamina E, que nutre e hidrata profundamente o cabelo e fortalece os folículos capilares, aumentando o brilho e a maleabilidade.

Extraído do núcleo da árvore de argan, este popular elixir de beleza é uma adição comum aos nossos regimes capilares. Sabemos que é rico em antioxidantes e vitaminas, mas o que é exatamente e o que isso faz pelo nosso cabelo?

O óleo de argan vem da noz da árvore de argan, que cresce em um ecossistema específico no Marrocos: a Reserva da Biosfera Arganeraie da UNESCO. Também conhecida como “a árvore da vida”, esta planta espinhosa é incrivelmente bem adaptada para viver na paisagem árida que habita – e até mesmo protege o solo da erosão. O cultivo de argan não apenas ajuda a apoiar o desenvolvimento sustentável, mas reduz os efeitos das mudanças climáticas na região.

As árvores de argan produzem frutos pequenos e ovais que não são muito maiores do que azeitonas. Os frutos têm casca dura e polpa amarga, e levam mais de um ano para amadurecer na árvore. No centro de cada fruto há uma noz, que contém até três grãos duros ou sementes. Esses grãos são moídos ou prensados, geralmente à mão, para extrair o óleo de argan.

O óleo de argan tem sido usado na culinária e cosméticos marroquinos há séculos, mas no início dos anos 2000, começou a ganhar atenção internacional da indústria da beleza. Hoje, é muito procurado para uso em produtos para cuidados com a pele e especialmente para os cabelos – e frequentemente chamado de “ouro líquido”.

Composição do óleo de argan

O óleo de argan é derivado dos grãos da árvore de argan e pode ser usado na cozinha (como é tipicamente no Marrocos, onde sua árvore é nativa) ou por razões cosméticas. O óleo em si pode ser encontrado em sua forma pura e, por causa de sua série de benefícios de beleza, pode ser aplicado topicamente na pele, unhas e cabelos para hidratar e nutrir.

Talvez meu óleo favorito de todos, o óleo de argan tem uma bela tonalidade dourada e uma textura suave e sedosa. É um óleo requintado que é prensado das nozes da árvore de argan, Argania spinosa. Nativas do sudoeste do Marrocos, essas árvores de vida longa fornecem um recurso importante para as comunidades em toda a região.

O belo óleo é criado à mão usando o método tradicional de pequenos lotes. As comunidades colhem manualmente as frutas caídas e depois as secam ao sol, seguido por uma separação meticulosa da noz da fruta. As mulheres quebram meticulosamente essas nozes à mão para obter o miolo, que se assemelha a uma amêndoa. Os miolo crus são prensados a frio e depois filtrados grosseiramente para remover quaisquer partículas do miolo. O óleo final é amarelo claro, com um odor fino e textura delicada.

Quais são os benefícios de usar óleo de argan no cabelo?

O óleo de argan é cheio de ácidos graxos, o que o torna um ótimo hidratante capilar. Usado regularmente, ele pode selar cutículas danificadas, o que pode ajudar cabelos secos e danificados a parecerem muito mais saudáveis. E essa ação de selamento de cutículas também pode ajudar a proteger o cabelo dos danos causados pelo calor; isso e o fato de que o óleo de argan queima em uma temperatura muito mais alta do que outros óleos são o motivo pelo qual ele é frequentemente incluído em produtos de modelagem leave-in.

Além de ácidos graxos, o óleo de argan está cheio de antioxidantes e vitamina E, que podem ajudar a proteger seu cabelo dos radicais livres. Esses componentes também são conhecidos por ajudar a melhorar a elasticidade do cabelo, reduzir a quebra e fazer o cabelo opaco brilhar novamente.

Assim como o óleo de alecrim e outros óleos populares para cuidados com os cabelos, acredita-se que o óleo de argan seja todos os “antis”: antifúngico, antibacteriano e anti-inflamatório, o que pode ajudar um couro cabeludo escamoso. E um couro cabeludo saudável e feliz é a base mais forte para cabelos saudáveis e felizes.

Principais benefícios:

  • Hidratação profunda: O óleo de argan é rico em ácidos graxos e vitamina E, que proporcionam um aumento intenso de hidratação para o cabelo – é um excelente condicionador natural para cabelos secos e danificados.
  • Fortalece e protege: Os ácidos graxos essenciais no óleo de argan ajudam a fortalecer os fios de cabelo, reduzindo a quebra e melhorando a resiliência geral do cabelo. Ele também fornece uma camada protetora que protege o cabelo dos danos ambientais.
  • Controle do frizz: A umidade não é páreo para o óleo de argan – ele doma o frizz e os fios rebeldes, deixando seu cabelo mais macio e fácil de pentear.
  • Proteção térmica e de modelagem: Quando usado antes da modelagem térmica, o óleo de argan pode atuar como uma barreira protetora, reduzindo os danos causados pelo calor e evitando a perda de umidade.
  • Adiciona brilho e promove elasticidade: O óleo de argan tem a capacidade natural de adicionar brilho e lustre ao cabelo, e sua alta concentração de antioxidantes, ácidos essenciais e vitamina E aumentam naturalmente a elasticidade do seu cabelo.
  • Alivia a irritação do couro cabeludo: As propriedades anti-inflamatórias do óleo de argan podem ajudar a acalmar e aliviar problemas do couro cabeludo, como coceira, ressecamento e caspa.

Quando eu tinha 19 anos e estava começando a sentir as consequências de alisar meu cabelo quimicamente, a única coisa que impedia que meus fios quebrassem completamente era o óleo de argan. Entre óleo de rícino, óleo de jojoba e todos os outros óleos com os quais estamos constantemente encharcando nosso cabelo, a maioria pode concordar que o mais benéfico para nossos fios é o argan.

Extraído do núcleo da árvore de argan, este popular elixir de beleza é uma adição comum aos nossos regimes capilares — encontrado em tudo, de máscaras a géis — que também está repleto de benefícios potenciais. Sabemos que é rico em antioxidantes e vitaminas, mas o que é exatamente e o que isso faz pelo nosso cabelo?

Considerações sobre o tipo de cabelo

Qualquer pessoa pode usar óleo de argan, mas, em geral, o óleo de argan com força total deve ser usado em cabelos mais grossos e/ou cacheados, e versões mais leves podem ser usadas em cabelos finos, finos ou curtos.

O óleo de argan geralmente pode ser usado na maioria dos tipos de cabelo, no entanto, você pode precisar aplicá-lo de forma diferente ou usar um tipo diferente de óleo de argan, dependendo de suas necessidades. “O óleo de argan de força total é ideal para cabelos grossos, cacheados ou muito coloridos”. Se você tem cabelos finos ou cabelos que tendem a ficar oleosos, o óleo de argan de força total pode pesar seu cabelo se você não aplicá-lo com moderação. Você também pode procurar produtos com óleo de argan em vez do óleo puro. “Uma versão misturada ou leve é ​​ideal para a maioria dos tipos de cabelo”. Use um toque leve ao aplicar o óleo de argan e concentre-o nas pontas do cabelo e longe do couro cabeludo.

Como usar o óleo de argan nos cabelos

Dependendo de quais são suas necessidades, há várias maneiras de experimentar os benefícios que o óleo de argan oferece. “Eu o recomendaria como um condicionador ou como um produto de modelagem no comprimento médio e nas pontas do seu cabelo”. “Alguns óleos de argan são um pouco pesados, então procure aqueles que foram misturados para fazer uma combinação perfeita.”

Aplicação básica

  1. Lave o cabelo com um xampu e condicionador suaves e depois seque suavemente com uma toalha até que fique levemente úmido.
  2. Adicione uma pequena quantidade de óleo nas mãos e esfregue-as para aquecer o óleo levemente. Isso ajuda na fácil distribuição e absorção nos fios. Dependendo do comprimento e da espessura do seu cabelo, comece com uma pequena quantidade. Você sempre pode adicionar mais, se necessário.
  3. Passe o óleo suavemente pelos seus comprimentos.
  4. Comece a aplicar o óleo do meio do comprimento até as pontas do seu cabelo, focando nas áreas que tendem a ser crespas e secas. Evite aplicar o óleo diretamente no seu couro cabeludo, pois pode fazer seu cabelo parecer oleoso.
  5. Use um pente de dentes largos ou os dedos para distribuir uniformemente o óleo por todo o cabelo.
  6. Penteie como você normalmente faria – você pode deixar seu cabelo secar naturalmente ou usar um secador de cabelo, pois o óleo de argan ajuda a proteger seu cabelo dos danos causados ​​pelo calor e proporciona um acabamento mais suave.

Você também pode usar algumas gotas de óleo de argan como toque final após terminar de modelar seu cabelo. Esfregue o óleo entre as palmas das mãos e aplique-o levemente na superfície do cabelo para adicionar brilho e controlar o frizz.

Use como um condicionador nutritivo

“O óleo de argan é rico em nutrientes e vitaminas, como vitaminas A, C e E; antioxidantes; ácido linoleico; e ácidos graxos ômega-6. Por isso, é um ótimo ingrediente para condicionamento. A combinação de todos esses ingredientes supernutritivos deixa os fios de cabelo mais macios, brilhantes, mais fáceis de manusear e sem frizz”.

Use como spray protetor

“Quando trabalho com clientes, tenho que realmente garantir que o cabelo deles esteja em perfeitas condições, então procuro ingredientes como proteínas de seda para garantir que o cabelo esteja o mais protegido possível enquanto uso ferramentas quentes. Gosto do óleo de argan como ingrediente em produtos de proteção térmica porque ele é muito nutritivo e condicionador para o cabelo, e proporciona um ótimo deslizamento que facilita o penteado.”

Use como uma máscara capilar hidratante

“Uma máscara capilar com óleo de argan é incrível, principalmente se você tem cabelos danificados. A vitamina E no óleo ajuda a suavizar os fios de cabelo desfiados e a selar as pontas duplas, enquanto os ácidos graxos ômega trabalham para fortalecer seu cabelo. Deixe agir por 15 a 30 minutos para aproveitar todos os benefícios do óleo”.

Use como um óleo capilar indutor de brilho

“Produtos de alta qualidade com infusão de óleo são essenciais para manter o cabelo brilhante e saudável porque os óleos capilares são feitos para penetrar nos fios (ao contrário dos soros, que geralmente ficam na superfície dos fios). Use isso se seus fios estiverem seriamente ressecados.”

Use como um produto de modelagem eficaz

“O óleo de argan proporciona excelente brilho aos fios e tem grandes benefícios antifrizz. Para quem tem cabelo texturizado, ele pode ser usado para ajudar a definir os cachos.”

Use como um tratamento de alívio do couro cabeludo

“Como o óleo de argan é rico em antioxidantes, é um tratamento eficaz para o couro cabeludo. Ele pode ajudar a reduzir a inflamação do couro cabeludo que leva à caspa, coceira e outros problemas do couro cabeludo.” No entanto, é importante observar que é importante não deixar nenhum tipo de óleo no couro cabeludo por um período prolongado, pois a potência pode levar à sensibilidade e inflamação do couro cabeludo ao longo do tempo. 20 a 30 minutos devem ser tempo suficiente para absorver os benefícios.

Usando óleo de argan como tratamento de condicionamento profundo

Para hidratação extra, você também pode usar óleo de argan como um tratamento de condicionamento profundo. Aplique uma quantidade generosa de óleo no cabelo, penteie e deixe agir por 30 minutos a uma hora antes de lavá-lo com xampu.

Lembre-se de que um pouco rende muito com óleo de argan, então comece com uma pequena quantidade e ajuste conforme necessário. Consistente é a chave – usado regularmente ao longo do tempo, pode ajudar a melhorar a saúde geral e a aparência do seu cabelo.

Usando óleo de argan durante a noite

Sim, você pode aplicar óleo de argan durante a noite para fornecer hidratação e nutrição intensas. Tenha em mente que o óleo de argan pode não ser adequado para todos os tipos de cabelo, especialmente se você tem cabelos finos, oleosos ou finos, pois usar um tratamento com óleo durante a noite pode deixar seu cabelo oleoso.

Se for esse o caso, opte por um tempo de leave-in mais curto ou use óleo de argan como um tratamento pré-shampoo.

Aplicar óleo de argan no seu cabelo antes de dormir pode fornecer hidratação e nutrição intensas. Massageie uma pequena quantidade no seu cabelo, focando nas pontas, e cubra o cabelo com um lenço de seda ou cetim. Este método permite que o óleo penetre profundamente, proporcionando hidratação intensa e reparação enquanto você dorme. De manhã, lave o cabelo como de costume. No entanto, se você tem cabelo fino ou oleoso, você pode querer usar uma quantidade mais leve para evitar oleosidade excessiva.

Receita caseira de soro capilar de óleo de argan e lavanda

Ingredientes

  • 60 ml de óleo de argan orgânico
  • 12 gotas de óleo essencial de lavanda orgânica
  • 6 gotas de óleo essencial de alecrim orgânico
  • 6 gotas de óleo essencial de manjericão orgânico

Instruções

  1. Despeje cuidadosamente o óleo de argan em um frasco conta-gotas de vidro azul cobalto de 60 ml (é fácil fazer isso usando um funil de aço inoxidável).
  2. Adicione os óleos essenciais.
  3. Aperte bem a tampa do conta-gotas e agite bem para misturar. Não esqueça de agitar o frasco antes de cada aplicação.

Como usar o soro de óleo de argan

Após lavar o cabelo, seque o excesso de umidade com uma toalha e aplique uma quantidade do tamanho de uma ervilha de sérum nas pontas do cabelo enquanto ele ainda estiver úmido. Gosto de esfregar o sérum brevemente entre as mãos para aquecê-lo suavemente e garantir que não estou colocando muito no meu cabelo. Use diariamente para uma aparência brilhante e vibrante.

O óleo de argan estimula o crescimento do cabelo?

Embora o óleo de argan seja conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde do cabelo, há evidências científicas limitadas de que ele promove diretamente o crescimento do cabelo. O óleo de argan é rico em antioxidantes, vitamina E e ácidos graxos, que podem melhorar a saúde geral do cabelo e reduzir os danos, criando potencialmente um ambiente mais saudável para o crescimento do cabelo.

No entanto, se você estiver procurando por tratamentos especificamente voltados para estimular o crescimento do cabelo, é melhor explorar opções com eficácia comprovada, como medicamentos prescritos ou tratamentos profissionais.

O óleo de argan é frequentemente elogiado por seus inúmeros benefícios para a saúde do cabelo – no entanto, quando se trata de crescimento capilar, há pouca evidência científica que sugira que o óleo de argan apoia o crescimento capilar ou interrompe a queda de cabelo, embora contenha vários componentes benéficos.

O crescimento capilar é influenciado por vários fatores, incluindo genética, sua saúde geral, desequilíbrios hormonais e cuidados adequados com o couro cabeludo.

Para estimular o crescimento do seu cabelo, recomendamos que você evite calor excessivo ou tratamentos químicos, escove o cabelo suavemente, evite penteados restritivos e tenha uma dieta balanceada – esses hábitos geralmente são melhores para promover o crescimento capilar do que o uso de qualquer óleo específico por si só.

Se você está preocupado com o crescimento capilar, recomendamos que consulte seu médico, que pode avaliar sua situação específica e recomendar os tratamentos certos ou mudanças de estilo de vida.

Mas um dos maiores benefícios de usar óleo de argan é sua capacidade de promover o crescimento capilar. “Ele é repleto de todos os nutrientes necessários que promovem um couro cabeludo saudável”, diz Engelman. “O que leva a um crescimento capilar mais rápido, além de proteger a haste capilar da quebra.”

“O óleo de argan contém compostos chamados fenóis, que estimulam o couro cabeludo e fortalecem os folículos capilares para fornecer o ambiente certo para o crescimento do cabelo. “[Ele] garante que os novos fios que estão crescendo sejam mais grossos e saudáveis do que antes”, diz ele. “Se você está lutando contra o afinamento ou a perda de cabelo, eu definitivamente recomendaria experimentar isso massageando [ele] no couro cabeludo.”

Posso usar óleo de argan no cabelo todos os dias?

Você pode usar óleo de argan no seu cabelo todos os dias – mas se você tem cabelo fino, recomendamos usar uma pequena quantidade no início, adicionando mais produto se necessário e aplicando camadas de óleo. Usar muito vai acabar fazendo seu cabelo parecer mole e oleoso. Também recomendamos que você use um óleo de argan leve.

Se você achar que seu cabelo está oleoso entre as lavagens e você começou a usar óleo de argan, você pode começar a aplicá-lo apenas em cabelos recém-lavados ou experimentar usar quantidades menores.

O óleo de argan pode ser usado no seu cabelo diariamente, mas a moderação é fundamental. Para quem tem cabelo grosso ou cacheado, a aplicação diária pode ajudar a manter a hidratação e a maleabilidade.

No entanto, se você tem cabelo fino ou oleoso, usar óleo de argan todos os dias pode fazer com que seu cabelo pareça oleoso. É melhor começar com uma pequena quantidade e ajustar com base em como seu cabelo responde. Você também pode experimentar usar óleo de argan em dias alternados para encontrar o equilíbrio perfeito para seu tipo de cabelo.

O óleo de argan pode ser usado para qualquer tipo de cabelo, mas a maneira como ele é incorporado à sua rotina dependerá do tipo de textura do seu cabelo.

Ela diz que aqueles com cabelos mais grossos podem usá-lo diariamente, mas aqueles com cabelos mais finos vão querer usá-lo apenas uma ou duas vezes por semana para evitar pesar o cabelo.

Você vai querer prestar atenção especial à quantidade de produto que está trabalhando em seu cabelo. Aqueles com cabelos finos vão querer usar uma pequena quantidade para que não faça o cabelo parecer oleoso e aqueles com cabelos grossos ou cacheados devem usar quantidades generosas para ver os melhores resultados.

Perguntas frequentes

Qual deve ser a cor do óleo de argan puro?

O óleo de argan autêntico deve ter um tom amarelo dourado. Se for muito claro, é provável que tenha sido misturado com outros óleos ou tenha sido filtrado (o que não fará muito pelo seu cabelo).

O óleo de argan puro deve ser refrigerado?

Você pode refrigerar o óleo de argan, mas é recomendado armazená-lo em um lugar fresco e escuro, longe da luz solar forte ou do calor. Se você refrigerá-lo, certifique-se de aquecê-lo novamente antes de usar.

Como usar corretamente o óleo de argan no cabelo?

Aplique algumas gotas de óleo de argan no cabelo úmido, do meio do comprimento até as pontas, evitando as raízes. Use um pente para distribuir uniformemente e modele como de costume.

Quais são os benefícios do óleo de argan no cabelo?

O óleo de argan hidrata, fortalece e dá brilho ao cabelo enquanto controla o frizz. Ele também protege o cabelo do calor e dos danos ambientais.

É melhor aplicar óleo de argan no cabelo molhado ou seco?

Aplique óleo de argan no cabelo molhado para um condicionamento profundo ou no cabelo seco para mais brilho e controle do frizz.

Com que frequência devo usar óleo de argan no meu cabelo?

Use óleo de argan 2-3 vezes por semana para cabelos secos ou danificados. Para cabelos finos, aplique uma vez por semana ou conforme necessário.

Óleo de Argan vs Óleo de Coco

Todos os óleos hidratantes conhecidos que são comparáveis ​​ao óleo de argan têm as mesmas funções em nossas rotinas de cabelo e pele. Mas há diferenças sutis que você precisa estar ciente para escolher o ingrediente certo para você. O óleo de coco, por exemplo, tem uma consistência mais espessa e não é absorvido tão facilmente, o que pode deixar o cabelo e o couro cabeludo oleosos.

O óleo de coco pode causar acúmulo e deixar o cabelo pesado quando não enxaguado corretamente. “O óleo de argan é adequado para pessoas com todos os tipos de cabelo, enquanto o óleo de coco é mais adequado para pessoas com cabelos muito secos ou danificados”.

Quando comparado ao óleo de rícino ou ao óleo de jojoba, o óleo de argan é mais suave para o couro cabeludo e proporciona uma nutrição mais profunda e duradoura.

Quais são as desvantagens do óleo de argan?

Existem muito poucas desvantagens em usar óleo de argan no cabelo e couro cabeludo. Apenas deve-se evitar o uso se você tem alergia a nozes para evitar irritação. O uso excessivo de óleo de argan pode fazer o cabelo parecer oleoso, mas você só precisa saber como usá-lo corretamente para evitar isso.

Especialistas Citados

  • Andrew Fitzsimons: Cabeleireiro de celebridades e embaixador da marca TIGI, fundador da Andrew Fitzsimons haircare
  • Kevin Hughes: Cabeleireiro de celebridades da costa leste dos Estados Unidos e diretor artístico da Moroccanoil
  • Mark Blake: Tricologista certificado e membro da International Association of Trichologists, especialista em queda de cabelo com mais de 40 anos de experiência na indústria capilar
  • Sofia Emanuel: Tricologista que revisou informações sobre o óleo de argan para cabelos
  • Dendy Engelman, MD, FAAD: Dermatologista certificada e cirurgiã de Mohs na Shafer Clinic Fifth Avenue
Compartilhe esta página
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Digital, ela construiu sua carreira produzindo conteúdo relevante sobre tratamentos capilares, tendências e soluções personalizadas para diferentes tipos de cabelo.
Sair da versão mobile