Como usar condicionador em cabelos curtos sem erros

Um condicionador bem formulado deve agir imediatamente, então não há necessidade de deixá-lo por mais de alguns segundos.

Por
Luana Moraes
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em...
14 minutos para leitura
Mulher tomando banho e olhando de lado, capturada por trás. Ela tem cabelo curto estilo pixie. Fundo com detalhes do banheiro

Existe essa percepção de que cabelo curto requer pouca ou nenhuma manutenção. Mas isso está longe da realidade – qualquer comprimento de cabelo, longo ou curto, precisa de um certo nível de cuidado. Não importa se você tem um bob, pixie crop ou long bob, um pouco de cuidado é importante para manter seu cabelo em ótima forma.

Lavar o cabelo pode parecer bem simples, mas não saber como usar condicionador é um dos erros mais comuns que você pode cometer no cuidado com os cabelos, especialmente quando se trata de cabelos curtos.

O condicionador não é meio autoexplicativo? Bem, na verdade não, visto que vários estilistas renomados de todo o país citam o condicionamento inadequado como o maior erro de cuidado capilar de que seus clientes são culpados. Primeiras coisas primeiro: sim, você realmente deve condicionar seu cabelo regularmente, então certifique-se de não pular a aplicação depois do xampu.

“Eu nunca deixaria de usar condicionador ao lavar meu cabelo”, diz Jenna Spino, cabeleireira. “Muitas pessoas acham que condicionador deixará seu cabelo liso, mas mesmo aquelas com cabelo fino precisam de um pouco de condicionador, mesmo que seja só nas pontas.”

Na verdade, o condicionador ajuda a restaurar seu cabelo após a limpeza. “O xampu remove a oleosidade e a sujeira, mas também retira do cabelo os óleos naturais que o mantêm hidratado”, diz Spino.

Por que é importante usar condicionador em cabelos curtos?

Todos nós sabemos que, assim como tomar banho, lavar o cabelo com xampu é necessário para se livrar da sujeira, da sujeira e do óleo que se acumulam no couro cabeludo. Mas nem todo mundo acredita no uso de condicionador depois disso.

O condicionador de cabelo é um tipo de produto cosmético que ajuda a dar ao seu cabelo uma textura suave e macia, reduz o frizz, torna-o mais fácil de pentear e melhora a aparência do seu cabelo.

Nosso couro cabeludo produz um condicionador natural conhecido como sebo, para combater problemas capilares como ressecamento, frizz e quebra. Mas o xampu tem alguns produtos químicos agressivos que acabam retirando os óleos naturais do cabelo e, portanto, a necessidade de aplicar condicionador após a lavagem.

Alguns métodos naturais, como passar óleo no cabelo ou aplicar máscaras capilares feitas de banana, mel, iogurte, etc., também ajudam a condicionar o cabelo. Então, de qualquer forma que você fizer, condicionar o cabelo é um passo importante e é importante fazer isso corretamente.

6 regras de ouro para cuidar de cabelos curtos

Regra nº 1: lave o cabelo com mais frequência

Cabelos mais curtos tendem a ficar mais oleosos com mais frequência, já que o óleo das raízes atinge os fios curtos mais rápido. A oleosidade se torna mais visível. Então, lave e condicione seu cabelo sempre que precisar. Se você tem um cabelo naturalmente oleoso, é bom lavá-lo todos os dias. Você pode querer usar um condicionador em dias alternados, no caso de cabelos oleosos, para evitar fios flácidos e oleosos. Se seu cabelo estiver opaco e seco, tente este truque rápido para aumentar o brilho do seu cabelo. Termine enxaguando com um jato de água fria. Ele acalma o couro cabeludo e suaviza as cutículas levantadas do cabelo, geralmente causadas pela água quente usada durante a lavagem e o banho.

Regra nº 2: Condicione o cabelo com cuidado

Obviamente, você não quer que seu estilo pixie fresco ou bob curto fique sem graça e pareça mole. Então, tenha cuidado ao usar um condicionador. Evite aplicá-lo muito perto das raízes. Ele pode fazer com que o cabelo curto pareça mole e pesado. Se você tem cabelo muito curto, como corte curto ou pixie desgrenhado, então você pode optar por um tratamento de condicionamento profundo semanal com uma máscara capilar em vez do condicionamento diário. Você pode mudar para condicionadores leave-in ou soros hidratantes para o cabelo, pois eles têm uma textura mais leve. Eles mantêm os fios protegidos e hidratados sem torná-los moles e sem vida.

Regra nº 3: Penteie o cabelo com os dedos com frequência

Boas notícias sobre cabelos curtos não precisarem ser escovados com tanta frequência quanto cabelos longos, pois é menos provável que fiquem embaraçados. Use um pente de dentes largos e passe-o pelo cabelo seco com toalha para prepará-lo para o dia. Se seu cabelo parecer despenteado no meio do dia, penteie com os dedos para adicionar textura e forma ao seu penteado curto. Invista em uma escova de cerdas tipo pá para escovar bem o cabelo uma vez por dia. É bom ter quando você quer um visual mais elegante. Para um visual mais vivido e desgrenhado, use os dedos ou um pente de dentes largos.

Regra nº 4: Evite modelar o cabelo com calor diariamente

Guarde sua chapinha, modelador de cachos e até mesmo secador de cabelo se quiser que seu cabelo curto permaneça saudável e forte. Ferramentas de modelagem com calor podem danificar a haste capilar, e cabelos danificados aparecem mais proeminentemente quando seu cabelo é curto. Além disso, eles parecem secos, sem brilho e subnutridos. Além disso, muito calor pode arruinar a cor do seu cabelo, fazendo com que pareça acobreado ou opaco. Se você adora secar com secador, use o acessório difusor e a configuração fria para secar seu cabelo sem causar muitos danos.

Regra nº 5: Deixe seu cabelo secar ao ar

Secar o cabelo ao ar com mais frequência é bom tanto para cabelos curtos quanto longos. Não danifica os fios e mantém o couro cabeludo saudável. Você pode realmente modelar seu cabelo mesmo quando estiver secando ao ar. Basta usar um spray texturizante leve ou um spray para realçar os cachos na toalha seca. Deixe o cabelo secar naturalmente ao ar, depois penteie e amasse com os dedos para um visual desgrenhado lindo, mas natural.

Regra nº 6: Renove o corte com visitas regulares ao salão de beleza

Ficar bem em cabelos curtos significa um bom corte que leve em conta a estrutura do seu rosto, textura do cabelo, comprimento e linha do cabelo. Para evitar que seu cabelo curto pareça desleixado, visite seu cabeleireiro a cada três semanas. Isso é importante para aqueles com cortes muito rente ou estilo bob elegante. Seu cabelo curto precisa de mais manutenção do que comprimentos longos. Aqueles com bobs mais longos ou estilos desgrenhados e em camadas podem estender sua visita ao salão por uma semana ou mais.

Como aplicar o condicionador em cabelos curtos corretamente

Passo 1: Torça o cabelo antes de aplicar o condicionador

Um grande erro de condicionamento é usar produto em cabelos que ainda estão muito molhados. “Outro erro de cuidado capilar é aplicar condicionador no comprimento do cabelo sem espremer a água primeiro”, diz a cabeleireira e embaixadora global, Min Kim. “O cabelo é uma fibra; espremer o excesso de água antes de aplicar o condicionador permite que ele penetre em vez de rolar para fora do cabelo que está saturado de água.”

Tradução? Assim como com uma esponja — ou beauty blender — seu cabelo não absorverá adequadamente o que está sendo aplicado se ainda estiver encharcado.

Depois de lavar bem o cabelo com xampu, você precisa espremer o excesso de água do cabelo. Você também pode usar uma toalha para isso.

Passo 2: Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas

Agora, sobre a técnica: depois de torcer o cabelo, certifique-se de não aplicar condicionador nas raízes, mas sim focar no comprimento médio e nas pontas. “Aplicar nas raízes é desnecessário, pois esse é um cabelo mais novo que não requer condicionamento, a menos que você seja naturalmente cacheado, e pode deixar o cabelo com uma sensação de liso, especialmente se você for fino”, explica Kim.

O cabeleireiro de celebridades Marc Mena concorda, compartilhando que o condicionador acumulado não é ótimo para contato direto com a pele. “Ele deixa seu cabelo e couro cabeludo oleosos, e digamos que você esteja usando um condicionador que tem silicone, ele começa a pingar na sua pele, obstrui seus poros e pode causar erupções nas costas e na pele”, ele diz. “E depois de um tempo, usar muito condicionador no couro cabeludo aumenta o acúmulo, obstrui seus folículos capilares e pode causar queda de cabelo.”

Esta é uma regra especialmente importante a ser seguida se seu cabelo for naturalmente fino ou sem vida, acrescenta o cabeleireiro Dan Williams. “Isso só fará com que seu cabelo fique liso e oleoso”, ele diz. Então, se você está procurando volume, evite as raízes a todo custo.

Depois de espremer o excesso de água, pegue uma quantidade do tamanho de uma ervilha de condicionador e aplique no comprimento do cabelo.

Lembre-se de não aplicar condicionador no couro cabeludo e apenas no comprimento do cabelo. Se você tem cabelo curto, pode puxar o cabelo para longe do couro cabeludo e aplicar.

Passo 3: Deixe o condicionador agir por 2-3 minutos

Depois de aplicar o condicionador, você precisa deixá-lo por 2-3 minutos. Durante esse tempo, você também pode usar um pente de dentes largos para espalhar uniformemente o condicionador no seu cabelo.

Passo 4: Enxágue completamente

Sobre isso, outro erro comum é não enxaguar o condicionador completamente o suficiente depois de terminar. “Certifique-se de enxaguar bem”, diz Spino; caso contrário, seu cabelo pode secar com uma sensação oleosa e sem vida. Uma boa maneira de medir se o produto saiu do seu cabelo é quando a textura escorregadia e a sensação do condicionador desapareceram completamente.

Depois disso, basta enxaguar o condicionador do cabelo e pronto!

Considere um condicionador leave-in para cabelos curtos

Às vezes, o produto que você usa no chuveiro não é suficiente para manter seu cabelo adequadamente hidratado. “Acho que os condicionadores leave-in são frequentemente esquecidos”, diz Bronwen Robinson, estilista sênior. “Os condicionadores tradicionais e máscaras capilares são ótimos e adicionam umidade e proteção ao cabelo; no entanto, grande parte dele ainda é enxaguado no chuveiro. Os condicionadores leave-in vêm em spray, loção, sérum ou creme para atender às necessidades de diferentes texturas.”

Uma boa regra para encontrar o melhor produto para você? “Geralmente, sprays são bons para cabelos mais finos, cremes e loções são bons para texturas médias a grossas, e séruns podem precisar ser testados”, diz Robinson. “Experimente para ver o que combina com a textura. Leave-ins podem proteger o cabelo do calor e dos danos ambientais. E eles adicionam a hidratação muito necessária, que acalma o frizz e pode selar a cutícula para ajudar o cabelo a ficar brilhante, mais forte e evitar que menos moléculas de cor escapem.”

Use produtos de alta qualidade

Por fim, a qualidade do seu condicionador também importa. “Use os xampus e condicionadores que seu colorista recomenda”, diz Robinson. “É uma pena gastar dinheiro para obter seus lindos tons e aplicação de cor, e não gastar dinheiro para preservar o trabalho com produtos projetados para isso.”

Então, não deixe de usar condicionador depois do xampu, pois isso permitirá que você tenha cabelos macios e sem frizz!

Especialistas Citados

  • Manish Chowdhary: Especialista em cuidados capilares da WOW Skin Science
  • Jenna Spino: Cabeleireira do Maxine Salon
  • Min Kim: Cabeleireira e embaixadora global
  • Marc Mena: Cabeleireiro de celebridades
  • Dan Williams: Cabeleireiro de Nova York
  • Bronwen Robinson: Estilista sênior do Suite Caroline Salon de Nova York
  • Manasvi Jain: Especialista em saúde e beleza
Compartilhe esta página
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Digital, ela construiu sua carreira produzindo conteúdo relevante sobre tratamentos capilares, tendências e soluções personalizadas para diferentes tipos de cabelo.
Sair da versão mobile