Como lavar cabelo curto: veja a frequência e cuidados essenciais

Cabelos curtos tendem a ficar oleosos mais rápido, mas ainda precisam de hidratação para se manterem saudáveis.

Por
Luana Moraes
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em...
22 minutos para leitura
mulher de cabelo curto tomando banho e olhando paisagem pelo banheiro

Cabelo curto não se importa – se esse é seu lema, então certamente você também precisa saber como cuidar de suas madeixas. Cabelo curto está crescendo cada vez mais em popularidade e frequentemente tem sido um criador de tendências recorrente ao longo dos anos. Com celebridades como Jennifer Lawrence, Victoria Beckham, Jessie J e as Kardashians frequentemente ostentando estilos de cabelo mais curtos, não é de se admirar por que eles são visuais desejados.

No entanto, como com qualquer cabelo, você deve cuidar dele para abraçar o corte e mantê-lo brilhante. Embora cuidar de cabelos curtos seja naturalmente mais fácil de gerenciar, não se engane, ele ainda requer um pouco de cuidado especializado. Temos algumas dicas importantes que são simples, mas essenciais.

Com que frequência devo lavar meu cabelo curto?

De acordo com especialistas em cabelo, a frequência ideal de lavagem de cabelos curtos é a cada 2-3 dias. Lavar demais o cabelo curto – o que às vezes significa até mais de uma vez por dia – ressecará sua glória suprema. Isso ocorre porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo que produzem sebo (por exemplo, óleos naturais do cabelo) começarão a se ajustar produzindo mais sebo.

No entanto, lavar todos os dias é totalmente bom, desde que você não sofra com modelagem cansativa de cabelo. Vejamos com que frequência você deve lavar seu cabelo curto, dependendo do tipo, textura e condição:

Se você tem cabelos naturais, muito cacheados e/ou crespos

Lave com menos frequência, pois cabelos curtos e cacheados/crespos não tendem a ficar oleosos rapidamente. Uma vez por semana seria o ideal.

Se você tem cabelos naturalmente lisos

Você pode lavar seu cabelo curto e liso em dias alternados para manter uma produção de sebo saudável.

Se você sofre de alguma condição do couro cabeludo

Você pode precisar lavar cabelos curtos com mais frequência se sofre de qualquer tipo de condição no couro cabeludo (consulte um dermatologista, na verdade, especialmente se seu problema for grave). No entanto, você não deve usar produtos que retirem a umidade natural do cabelo.

Então, como você tem cabelo mais curto, seu cabelo está naturalmente mais perto dos folículos produtores de óleo, o que significa que seu cabelo pode ficar sujo mais rápido. A melhor maneira de resolver isso é lavar seu cabelo diariamente, ou sempre que você precisar, pois o cabelo de cada um é diferente.

A maneira correta de lavar cabelo curto

Você sabia que existe uma maneira certa e uma errada de lavar o cabelo? Com ​​tudo escrito em frascos de xampu, ninguém nunca lhe diz a maneira correta em nenhuma das instruções, o que pode ser muito confuso para os consumidores. Bem, não procure mais porque estamos aqui para ajudar você!

Passo 1: Penteie o cabelo antes do banho

Antes de entrar no chuveiro, pegue um pente de dentes largos e penteie seu cabelo antes de entrar no chuveiro. Quando o cabelo está molhado, ele está em seu estado mais frágil, então pentear o cabelo antes de entrar no chuveiro vai ajudar você em todos os próximos passos.

Dadas as seguintes dicas, a maneira como você lava seu cabelo curto também importa. De acordo com especialistas em cabelo, você deve deixar seu xampu nas raízes do cabelo por (não mais que) 2 minutos após massagear levemente seu couro cabeludo. Isso é para que você possa enxaguar e limpar seu cabelo curto completamente sem irritar o couro cabeludo. Isso também evitará qualquer condição potencial do couro cabeludo (como caspa).

Passo 2: Abaixe a temperatura da água

Ok, ouça-nos. Entendemos que um banho quente é incrível e é algo que podemos esperar, mas está destruindo seu cabelo. A água quente não só pode ressecar seu cabelo, causando quebra e frizz, mas também pode levar à queda de cabelo! Você ouviu direito, a água quente pode abrir demais os folículos capilares, o que pode aumentar a quebra da raiz e enfraquecer o folículo, o que levará ao aumento da queda.

Termine enxaguando com um jato de água fria. Ele acalma o couro cabeludo e suaviza as cutículas levantadas do cabelo, geralmente causadas pela água quente usada durante a lavagem e o banho.

Passo 3: Molhe bem o cabelo

Se não houver água suficiente no seu cabelo, o xampu não fará espuma o suficiente. Antes de adicionar xampu, certifique-se de que seu cabelo esteja completamente molhado. Recomendamos gastar pelo menos uns bons dois minutos apenas deixando a água absorver o máximo de água possível.

Passo 4: Aplique o xampu corretamente

Ao lavar o cabelo, observe a quantidade de produto que você está usando. Produtos profissionais são altamente concentrados e, portanto, usamos muito menos produto. Comece com uma quantidade do tamanho de uma moeda (menos se você tiver cabelo curto ou muito fino) e ative o produto esfregando as mãos. Depois de fazer isso, lave apenas o couro cabeludo.

O xampu é feito para remover o acúmulo de produtos e óleo, mas quando usado no meio do corpo e nas pontas, pode causar ressecamento. Concentre-se em aplicar o produto estritamente no couro cabeludo e esfregue com as pontas dos dedos ou com uma escova de xampu. Evite usar as unhas para não causar abrasões.

Além disso, não lave as pontas do seu cabelo curto também. Simplesmente enxágue o xampu por todas as pontas para que não resseque e evite pontas duplas.

Passo 5: Lave novamente com xampu (se necessário)

Você leu certo, não é só um golpe. Ensaboar, enxaguar e repetir é real. Se você já notou que seu xampu não tem espuma suficiente durante sua primeira lavagem, isso significa que há muito acúmulo no seu cabelo. A primeira lavagem remove a maior parte da sujeira, enquanto a segunda lavagem garante que seu cabelo e couro cabeludo sejam limpos.

Passo 6: Aplique o condicionador corretamente

Agora, é aqui que os passos podem mudar dependendo do dia da semana. Recomendamos adicionar um condicionador profundo à sua rotina, mas isso só precisa ser feito uma vez por semana. Agora, ao contrário do xampu, o condicionador é aplicado apenas no meio do cabelo e nas pontas. Retire a água do cabelo e aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda de 25 centavos de condicionador (novamente, menos para cabelos curtos ou finos).

Uma dica para garantir que você está colocando o produto no lugar certo é fingir que está prendendo o cabelo em um rabo de cavalo baixo, tudo da sua mão para cima recebe xampu e sua mão para baixo recebe condicionador. Se você tem tendência a embaraçar, pode usar um pente de dentes largos no chuveiro para aplicar o condicionador e remover os emaranhados antes de sair do chuveiro.

Deixe o condicionador agir por pelo menos 3 minutos, para que ele possa ajudar a diminuir o nível de pH do seu cabelo de volta ao normal. E sim, TODO MUNDO deve usar condicionador após cada xampu. Ao contrário, condicionadores de cabelo devem ser aplicados somente nas pontas, não nas raízes.

Obviamente, você não quer que seu estilo pixie fresco ou bob curto fique sem graça e pareça mole. Então, tenha cuidado ao usar um condicionador. Evite aplicá-lo muito perto das raízes.

Ele pode fazer com que o cabelo curto pareça mole e pesado. Se você tem cabelo muito curto, como corte curto ou pixie desgrenhado, então você pode optar por um tratamento de condicionamento profundo semanal com uma máscara capilar em vez do condicionamento diário.

Você pode mudar para condicionadores leave-in ou soros hidratantes para o cabelo, pois eles têm uma textura mais leve. Eles mantêm os fios protegidos e hidratados sem torná-los moles e sem vida.

Passo 7: Seque o cabelo gentilmente

Primeiro, certifique-se de que está usando a toalha correta. O algodão é muito abrasivo e pode causar quebra e frizz. Recomendamos fortemente usar uma toalha de microfibra. Então, ESPREME a umidade para fora. Esfregar agressivamente o cabelo é o que pode causar danos e torna muito mais difícil quando você vai escová-lo. Lembre-se, o cabelo molhado é muito frágil e precisa ser cuidado com delicadeza para ficar o mais saudável possível.

Secar o cabelo ao ar com mais frequência é bom tanto para cabelos curtos quanto longos. Não danifica os fios e mantém o couro cabeludo saudável. Você pode realmente modelar seu cabelo mesmo quando estiver secando ao ar. Basta usar um spray texturizante leve ou um spray para realçar os cachos na toalha seca. Deixe o cabelo secar naturalmente ao ar, depois penteie e amasse com os dedos para um visual desgrenhado lindo, mas natural.

Dicas adicionais para cuidar de cabelo curto

1. Coloque seu couro cabeludo em primeiro lugar

Não é nenhuma surpresa que, com cabelos tão curtos, seu foco principal de cuidado deva ser “como o xampu e o condicionador afetam o couro cabeludo”. Como você não precisa se preocupar muito com o impacto a longo prazo nos fios de cabelo, você precisa se voltar para dentro, literalmente, para promover um crescimento forte, denso e prolongado — mesmo que você não perceba isso diariamente.

Miguel Gutierrez sugere lavar o couro cabeludo pelo menos duas vezes por semana, como base, para evitar que sujeira, bactérias e fungos se proliferem e, assim, comprometam a saúde do couro cabeludo. “Se você é uma pessoa ativa [e quer lavar o cabelo diariamente], ainda pode enxaguar a cabeça no chuveiro, mesmo usando condicionador entre as lavagens”, ele diz. “Não há limite para o condicionamento”, especialmente quando é tão curto.

2. Incorpore uma máscara de couro cabeludo para um impulso extra

“Pense no couro cabeludo como seu rosto”, diz Gutierrez. “Você limpa (com xampu), hidrata (com condicionador) e, de vez em quando, para nutrição extra, você pode usar uma máscara” (como você usaria um sérum ou uma máscara de tecido profundamente hidratante no rosto). Ele as usa para si mesmo, a fim de atenuar e prevenir descamação e coceira.

Fazer uma máscara no couro cabeludo de 1 a 2 vezes por semana pode fortalecer todas as células da pele e prevenir qualquer doença, ao mesmo tempo em que permite que a alta concentração de ingredientes da máscara penetre nos folículos capilares, promovendo cabelos mais fortes, macios e saudáveis.

3. Penteie com menos frequência

Escovar demais pode ser perigoso para nossas madeixas. Embora não estejamos promovendo que você deixe seu cabelo embaraçar, escová-lo com muita frequência pode reduzir o volume e adicionar estresse aos folículos capilares.

Cabelos curtos têm menos probabilidade de embaraçar do que cabelos longos e, muitas vezes, podemos passar os dedos por eles para dar um pouco de frescor e adicionar algum volume. Se você realmente não consegue largar a escova de cabelo, escolha uma com cerdas mais suaves para o cabelo.

Boas notícias sobre cabelos curtos não precisarem ser escovados com tanta frequência quanto cabelos longos, pois é menos provável que fiquem embaraçados.

Use um pente de dentes largos e passe-o pelo cabelo seco com toalha para prepará-lo para o dia. Se seu cabelo parecer despenteado no meio do dia, penteie com os dedos para adicionar textura e forma ao seu penteado curto. Invista em uma escova de cerdas tipo pá para escovar bem o cabelo uma vez por dia. É bom ter quando você quer um visual mais elegante. Para um visual mais vivido e desgrenhado, use os dedos ou um pente de dentes largos.

4. Use menos produto

Isso deveria ser óbvio, menos cabelo é igual a menos produto. Mas é importante que você realmente siga isso. É fácil esquecer ao adicionar produtos que você tem menos cabelo.

Muito produto pode adicionar peso ao seu cabelo, o que então adiciona estresse ao folículo e pode dar a você um cabelo com aparência oleosa. Com qualquer produto, um pouco vai longe e é mais fácil adicionar mais produto se necessário do que retirá-lo! Menos é mais aqui.

5. Reduza o uso de ferramentas de calor

Isso vale para qualquer comprimento de cabelo, mas é particularmente importante para cabelos mais curtos. A maneira mais fácil de reduzir o uso é não usar ferramentas aquecidas diariamente. Considere realmente se seu cabelo precisa de modelagem aquecida todos os dias, você poderia apenas dar uma refrescada nele com suas mãos e um pouco de produto? Cabelos curtos podem ficar quebradiços e rachados com muito calor, principalmente se seu cabelo for colorido, o que pode ficar seco e opaco se aquecido com muita frequência.

Guarde sua chapinha, modelador de cachos e até mesmo secador de cabelo se quiser que seu cabelo curto permaneça saudável e forte. Ferramentas de modelagem com calor podem danificar a haste capilar, e cabelos danificados aparecem mais proeminentemente quando seu cabelo é curto. Além disso, eles parecem secos, sem brilho e subnutridos. Além disso, muito calor pode arruinar a cor do seu cabelo, fazendo com que pareça acobreado ou opaco. Se você adora secar com secador, use o acessório difusor e a configuração fria para secar seu cabelo sem causar muitos danos.

6. Apare o cabelo regularmente

Livre-se dessas pontas duplas! Todos nós precisamos de aparas regulares e elas devem ser feitas no mínimo a cada 6 semanas. As pontas duplas tornam o cabelo mais difícil de escovar, causando mais estresse ao folículo. Se você tem um estilo de cabelo particularmente curto, como um bob graduado ou um lob, então você precisa ser capaz de manter o visual com aparas regulares.

Ficar bem em cabelos curtos significa um bom corte que leve em conta a estrutura do seu rosto, textura do cabelo, comprimento e linha do cabelo. Para evitar que seu cabelo curto pareça desleixado, visite seu cabeleireiro a cada três semanas. Isso é importante para aqueles com cortes muito rente ou estilo bob elegante. Seu cabelo curto precisa de mais manutenção do que comprimentos longos. Aqueles com bobs mais longos ou estilos desgrenhados e em camadas podem estender sua visita ao salão por uma semana ou mais.

7. Condicionamento profundo

Não importa o comprimento, esta é uma pequena joia. Quer você escolha um tratamento que deixe durante a noite ou apenas troque seu condicionador habitual por um tratamento profundo, é essencial. É a maneira mais fácil, rápida e barata de refrescar seus cabelos e dar a eles uma explosão de saúde.

8. Cuide do seu couro cabeludo

Muitas vezes, esquecemos do nosso couro cabeludo, focando apenas no cabelo que podemos ver, mas lembre-se, seu cabelo vem do couro cabeludo e, portanto, só será tão bom quanto o couro cabeludo for. Você deve garantir que cuida do seu couro cabeludo, dando-lhe uma lavagem completa ao lavar o cabelo e adicionando um esfoliante para remover qualquer acúmulo, seu cabelo agradecerá por isso com o tempo, pois pode crescer em uma área limpa e sem estresse.

9. Aplique sempre protetor solar no couro cabeludo

Se seu cabelo for curto, então você não tem um protetor solar natural no couro cabeludo. E poucas coisas são tão prejudiciais à saúde do seu cabelo a longo prazo quanto uma queimadura no couro cabeludo. (Ela causa danos irreparáveis ​​aos folículos e pode ser o fim de qualquer parasita.) Um protetor solar em spray pode ser mais fácil, mas para estilos especialmente curtos, você pode simplesmente dar uma olhada com seu hidratante e protetor solar favorito também. Reaplique a cada duas horas no sol ou após nadar e suar excessivamente.

Como esconder cabelos oleosos entre as lavagens

Se você tem cabelo curto e oleoso, você pode simplesmente escondê-lo para não lavá-lo todos os dias. Dito isso, aqui estão algumas maneiras de esconder mechas oleosas cortadas:

Shampoo seco em spray

O shampoo seco é um tipo de produto capilar em pó, e é usado sem a necessidade de enxágue. Esta é a maneira clássica de esconder cabelos oleosos para não lavá-los diariamente. Basta borrifar um shampoo seco (de sua escolha) nas raízes, deixar descansar e modelar o cabelo como quiser. Só não use este produto com muita frequência.

Use talco sem amianto

Basta polvilhar um pouco de talco em um lenço de papel. Enrole-o no cabelo e amasse-o para que o pó se espalhe uniformemente.

Tire as mãos do seu cabelo!

Caso você não saiba, quanto mais você toca no seu cabelo curto, mais oleoso ele fica.

Acessórios

Prenda seu cabelo curto usando um rabo de cavalo (ou um coque, meio coque, torções – dependendo do comprimento do seu cabelo), use uma faixa de cabeça fofa com um padrão bonito, use grampos de garra ou coloque um chapéu da moda. Resumindo, simplesmente use acessórios para seu cabelo como preferir.

Conclusão

Para resumir, você deve lavar seu cabelo curto a cada 2-3 dias. Tenha um pouco de paciência e você treinará seu cabelo para ficar menos oleoso. No entanto, se você acha que ele precisa de lavagens mais frequentes, pelo menos escolha xampus naturais orgânicos que farão menos mal aos seus fios e couro cabeludo.

Curto e doce, assim como seu cabelo. Cabelo curto pode ser simples de manter, desde que você continue com os esforços para manter a saúde e o brilho. Estilos de cabelo curto são tudo menos sem graça e, portanto, o próprio cabelo precisa refletir isso. Embora, como mencionado, não se esqueça do couro cabeludo, especialmente para os cortes raspados, o couro cabeludo precisa de manutenção regular para ajudar o cabelo a crescer e remover qualquer acúmulo que possa estar adicionando estresse desnecessário ao nosso cabelo. Cabelo brilhante, saudável e revigorado é simples de conseguir, reserve um tempo regularmente para se concentrar em seu cabelo e os resultados brilharão.

Especialistas Citados

  • Miguel Gutierrez: Fundador da Nomad Barber e cocriador da STMNT Grooming Goods
  • Adam Hurly: Especialista em cuidados capilares
  • Cecília Nguyen: Especialista em cabelos
  • Emma Nichols: Especialista em cabelos

Compartilhe esta página
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Digital, ela construiu sua carreira produzindo conteúdo relevante sobre tratamentos capilares, tendências e soluções personalizadas para diferentes tipos de cabelo.
Sair da versão mobile