O que fazer quando o cabelo está ralo e fino? Veja causas e cuidados

A perda de cabelo em mulheres ocorre quando as mulheres perdem mais de 125 fios por dia. Isso pode causar queda, pontos calvos e afinamento do cabelo.

Por
Luana Moraes
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em...
21 minutos para leitura
mulher morena com cabelo fino e ralo aos 50 anos

Não importa sua idade ou seu tipo de cabelo, cabelos finos e finos podem afetar qualquer pessoa – e é uma reclamação comum. De acordo com o NHS, cerca de 8 milhões de mulheres no Reino Unido sofrem de perda de cabelo, e a Harvard Health Publishing estima que cerca de um terço das mulheres serão afetadas em algum momento de suas vidas.

É normal perder cabelo – e todos os dias podemos perder de 50 a 100 fios sem nem perceber. No entanto, se você está procurando fazer seu cabelo fino parecer mais grosso, temos um guia abrangente para aproveitar ao máximo seu cabelo.

Qual é a diferença entre cabelo fino e ralo?

É importante entender a diferença entre cabelo fino e ralo – cabelo fino descreve a textura do seu cabelo e o diâmetro dos seus fios, e cabelo ralo descreve a densidade geral do seu cabelo.

  • Cabelo fino significa que seus fios de cabelo são finos, mas muitas vezes pode haver muitos folículos no seu couro cabeludo. Seu cabeleireiro pode ter dito a você: “Você tem cabelo fino, mas muito”.
  • Cabelo ralo se refere à quantidade de cabelo que você tem no couro cabeludo – você pode ter menos folículos por polegada quadrada.

Como saber se meu cabelo é fino ou ralo?

Uma maneira rápida de descobrir se você tem cabelo fino é comparar um dos seus fios a um pedaço de fio. Se o fio do seu cabelo for mais fino que o fio, isso pode significar que você tem cabelo fino. Cabelo fino também pode parecer diferente de tipos de cabelo mais grossos – pode parecer mais sedoso e liso após a lavagem, e pode não segurar tão facilmente em um rabo de cavalo.

Outro teste é enrolar um único fio de cabelo entre o polegar e o indicador. Se você não consegue sentir o fio, você pode ter cabelo fino.

Se você tem cabelo ralo, você pode notar que seu cabelo parece mais claro, e você pode começar a ver mais do seu couro cabeludo sob luzes brilhantes. Você também pode notar que sua parte do cabelo está começando a alargar.

O que causa o afinamento e a queda de cabelo?

Não há uma resposta única para explicar o que causa a queda de cabelo, mas ela pode estar relacionada a vários fatores:

  • Alterações hormonais, como ter um bebê
  • Menopausa
  • Perda de peso extrema
  • Estresse
  • Envelhecimento
  • Problemas médicos, como Covid Longa
  • Problemas hereditários

Se você perceber que está perdendo mais cabelo do que o normal, recomendamos que procure orientação do médico para descobrir como tratar o problema.

Como fazer cabelos finos e ralos parecerem mais grossos

Há muitas maneiras de melhorar a aparência de cabelos finos – e você pode abordar isso de duas maneiras diferentes. Você pode atualizar sua rotina de cuidados com os cabelos e os penteados que usa.

Lembre-se de que, se você tem cabelos finos, só precisa lavá-los 2 a 3 vezes por semana – use xampu seco nos dias entre as lavagens e escove o cabelo para remover o excesso de óleo.

Cuidados com os cabelos para cabelos finos e ralos

  1. Não lave o cabelo com shampoo com tanta frequência e, quando o fizer, massageie suavemente o shampoo – não esfregue ou esfregue bruscamente o cabelo e o couro cabeludo
  2. Use um xampu e um condicionador espessantes ao lavar o cabelo
  3. Use um tratamento capilar espessante para cuidar de fios finos e finos
  4. Incorpore um sérum de crescimento capilar à sua rotina de cuidados capilares
  5. Aplique condicionador com moderação e somente nas pontas – o cabelo mais próximo do couro cabeludo ficará oleoso mais rápido, e condicioná-lo deixará as raízes planas
  6. Seque o cabelo com uma toalha delicadamente e use um turbante de microfibra macio depois de sair do chuveiro
  7. Se você secar o cabelo com secador, seque-o apenas até que esteja 75% seco – para adicionar volume, incline a cabeça para baixo e seque as raízes para dar mais forma e volume
  8. Limite o uso de modeladores térmicos – e se você modelar seu cabelo usando ferramentas térmicas, use um spray de proteção térmica para proteger seu cabelo dos danos causados pelo calor
  9. Escove o cabelo diariamente. Isso não só estimulará o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e incentivará o crescimento do cabelo, como também ajudará a evitar emaranhados que podem levar à quebra
  10. Mantenha cortes de cabelo regulares. Parece contraintuitivo, mas cortes de cabelo regulares podem ajudar a manter seu cabelo forte e até mesmo fazê-lo crescer, já que cabelos finos e finos são propensos a pontas duplas
  11. Se você gosta de investir em algum cuidado noturno, uma touca de seda ou fronha de seda pode ajudar a proteger seu cabelo durante a noite. Conforme seu cabelo desliza sobre a seda, há menos atrito e é menos prejudicial – deixando seu cabelo mais macio pela manhã

Penteados para cabelos finos para dar volume

Alguns dos melhores cortes de cabelo para cabelos finos adicionam camadas e textura:

  • Choppy bobs: Um choppy bob com camadas bem esculpidas adicionará definição e movimento. Estilize com uma mousse volumizante para dar bastante sustentação
  • Bob graduado: Um bob clássico ou assimétrico combina com cabelos na altura dos ombros e acima, desde que a borda seja reta
  • Corte pixie: Esse corte curto e doce adiciona textura e volume, e é fácil de estilizar. Além de ser prático, também é fácil de manter e reduz o tempo de secagem
  • Lob desgrenhado: Este corte bob mais longo faz uso de camadas habilmente estruturadas para adicionar elasticidade – adicione uma borrifada de intensificador de raiz para manter suas raízes cheias de corpo
  • Bob empilhado: Este bob clássico adiciona uma dimensão de volume ao cabelo fino adicionando camadas cortadas com precisão para criar um formato de bob arredondado. O cabelo mais curto fica na nuca, e o comprimento gradualmente se move para a frente em direção ao seu rosto, adicionando movimento e dimensão

Métodos baseados em evidências para estimular o crescimento capilar

1. Reduza o estresse

Alguns fatores de risco para perda de cabelo, como genes, estão além do controle. Em contraste, algumas mudanças no estilo de vida podem atrasar ou proteger contra a perda de cabelo. O eflúvio telógeno é a perda de cabelo frequentemente devido ao estresse emocional e físico.

Existem várias maneiras de gerenciar e reduzir o estresse emocional, como:

  • Fazer coisas que você gosta (ouvir música, ler um livro e socializar com amigos)
  • Comer uma dieta equilibrada e saudável
  • Dormir bastante
  • Ter uma visão positiva sobre os desafios que normalmente podem causar estresse
  • Manter-se fisicamente ativo
  • Tentando técnicas de relaxamento (medicamentos, tai chi e ioga)

2. Faça mudanças na dieta

A falta de certos nutrientes na sua dieta pode causar perda de cabelo. Por exemplo, a perda de cabelo é um sintoma comum de anemia por deficiência de ferro.

Fontes de ferro que você pode adicionar à sua dieta incluem:

  • Cereal fortificado com ferro
  • Feijão seco
  • Frutas secas (damascos, ameixas e passas)
  • Ovos
  • Carne vermelha magra
  • Fígado
  • Ostras
  • Salmão
  • Atum
  • Grãos integrais

A vitamina C aumenta a absorção de ferro. Tente comer alimentos ricos em ferro com alimentos como cítricos, batatas, morangos e tomates.

Pesquisas descobriram que uma baixa ingestão de proteínas pode aumentar o risco de queda de cabelo. Tente adicionar alimentos ricos em proteína à sua dieta, como feijão, carne, peixe e tofu. Laticínios com baixo teor de gordura são outra fonte de proteína.

3. Considere suplementos

Um suplemento natural projetado para impulsionar o crescimento capilar pode ajudar. Por exemplo, suplementos de biotina e ácido fólico são tratamentos comuns para perda de cabelo. Até mesmo multivitamínicos podem fortalecer o crescimento do cabelo.

Fale com um profissional de saúde antes de começar um novo suplemento mineral ou vitamínico. Eles podem fazer um exame de sangue para ver quais nutrientes você tem falta.

4. Use um tratamento tópico

Você pode consultar um profissional de saúde sobre começar a usar Rogaine (minoxidil), um tratamento tópico, para queda de cabelo. “O minoxidil tópico é o padrão ouro do tratamento. Ele ajuda a prolongar o estágio de crescimento ativo dos cabelos e promove o fornecimento saudável de oxigênio e nutrientes ao folículo capilar.”

Rogaine é um líquido que você aplica no couro cabeludo, normalmente duas vezes ao dia. Você deve usar Rogaine consistentemente por quatro meses antes de notar melhora. Algumas pessoas podem ver crescimento do cabelo somente após usar Rogaine por um ano.

5. Experimente óleos essenciais

Pesquisas descobriram que óleos essenciais são um tratamento alternativo natural e barato para o crescimento capilar. Uma revisão publicada em 2021 observou que massagear óleo de semente de abóbora, alecrim ou óleo de melaleuca no couro cabeludo antes de dormir pode estimular o crescimento capilar.

Converse com um profissional de saúde antes de usar óleos essenciais no couro cabeludo.

6. Seja gentil com seu cabelo

Você pode facilmente danificar cabelos já frágeis puxando-os ou usando produtos químicos agressivos. Você vai querer tratá-los gentilmente se estiverem caindo ou afinando.

Aqui estão algumas maneiras de mudar sua rotina de cuidados com os cabelos para se proteger contra a queda de cabelo:

  • Aplique condicionador após a lavagem para ajudar a proteger contra quebra e pontas duplas
  • Evite prender o cabelo com força em coques, tranças, trancinhas, rabos de cavalo ou rabos de cavalo. Esses penteados podem causar alopecia por tração, um tipo de perda de cabelo que pode levar a danos permanentes.
  • Não puxe ou torça o cabelo nos dedos
  • Escove o cabelo delicadamente quando necessário. Escovar o cabelo demais puxa-o, o que piora a perda de cabelo.
  • Procure um xampu suave. Alguns xampus são projetados especificamente para queda de cabelo.
  • Use um desembaraçador ou condicionador leave-in após lavar e condicionar o cabelo

7. Limite a descoloração ou coloração do seu cabelo

Colorir o cabelo com muita frequência danifica-o e pode piorar a perda de cabelo. Evite clarear o cabelo, pois a descoloração normalmente usa muito peróxido, o que danifica o cabelo. Em vez disso, opte por uma tintura que seja próxima do seu tom natural.

8. Evite modelagens com calor excessivo

Assim como alvejantes e tinturas, o calor danifica cabelos já frágeis e pode piorar a queda de cabelo. Evite secar o cabelo com secador. Em vez disso, deixe o cabelo secar naturalmente ou enrole-o em uma toalha de microfibra para absorver a água.

Considere usar apenas modeladores de cachos e alisadores de cabelo para eventos especiais, como uma entrevista de emprego.

9. Tratar caspa

A caspa geralmente afeta o couro cabeludo, causando descamação de pequenos pedaços de pele seca. A caspa não causa diretamente a queda de cabelo, mas pode causar coceira no couro cabeludo, o que piora a queda de cabelo.

“À medida que a descamação aumenta ou se o couro cabeludo coça e coça, a inflamação pode levar à queda excessiva”.

Evitar gatilhos comuns de caspa, como clima frio e estresse, pode ajudar a reduzir a coceira. Alguns xampus são projetados para tratar caspa. Você pode comprá-los sem receita em muitas lojas.

Como evitar cabelos finos

Às vezes não há como evitar o afinamento capilar. No entanto, você pode começar a ter bons hábitos desde cedo para evitar que o cabelo fique mais fino no futuro.

  • Certifique-se de que sua dieta seja rica em muitas frutas frescas, vegetais e proteínas, como peixes e ovos
  • Mantenha uma boa saúde do couro cabeludo – escove o cabelo suavemente todos os dias e reserve um tempo para uma massagem ocasional no couro cabeludo para estimular o fluxo sanguíneo
  • Converse com seu médico sobre quaisquer suplementos vitamínicos apropriados que você possa tomar

Entendendo a perda de cabelo

Em média, o couro cabeludo tem quase 100.000 fios de cabelo. É normal que as pessoas percam cerca de 100 desses fios por dia. Algumas pessoas perdem mais cabelo do que isso ou percebem que seus cabelos ficam mais finos, especialmente com a idade.

A alopecia androgenética é um dos tipos mais comuns de perda de cabelo, afetando quase 30 milhões de mulheres e 50 milhões de homens nos Estados Unidos. A alopecia androgenética é geralmente conhecida como perda de cabelo de padrão feminino (FPHL) em mulheres ou calvície de padrão masculino em homens.

A FPHL se desenvolve de forma diferente da calvície de padrão masculino, que faz com que a linha do cabelo recue em um formato de “M”. Com a FPHL, o cabelo no topo da cabeça fica mais fino, resultando em uma parte central larga. A FPHL normalmente não causa calvície.

Quando consultar um profissional de saúde

Alguns tipos de perda de cabelo geralmente desaparecem por conta própria quando os estressores emocionais ou físicos desaparecem. Ainda assim, consulte um profissional de saúde sobre sua perda de cabelo se você tiver algum dos seguintes sintomas:

  • Couro cabeludo dolorido e com coceira
  • Um ciclo menstrual anormal, acne ou crescimento excessivo de pelos faciais
  • Um padrão incomum de perda de cabelo
  • Perda de cabelo que começa em tenra idade
  • Perda rápida de cabelo
  • Pele vermelha e escamosa no couro cabeludo
  • Sinais de uma infecção

Eles podem ajudar a identificar a causa da sua queda de cabelo e prescrever tratamentos.

Ajustes de estilo para cabelos finos e ralos

A maioria dos especialistas concorda que ferramentas de modelagem a quente são proibidas para cabelos frágeis, então reduza o calor do seu secador e ferramentas quentes, e diminua seu uso onde puder. Secadores de cabelo mais antigos ou aqueles que foram muito usados também têm menos probabilidade de ter um bom controle de temperatura; se estiver muito quente para o seu couro cabeludo, estará muito quente para o seu cabelo.

Evite usar muitos produtos com silicones também (procure por qualquer coisa que termine em “cone” no rótulo). “Silicones são selantes”, “Eles são o que lhe dão aquele brilho falso de ‘plástico’. Você acha que seu cabelo é saudável, no entanto, o silicone pode mascarar problemas subjacentes.” Eles também podem pesar cabelos finos – fazendo com que pareçam mais finos. Faça de um xampu sem silicone sua escolha.

Trocar fronhas de algodão áspero por seda também pode reduzir danos e quebras. Fronhas de seda podem ser caras e, embora o cetim seja uma boa alternativa, ele não tem as propriedades hipoalergênicas da seda. Uma opção mais inteligente e acessível é optar por um travesseiro com seda em um dos lados.

Você também pode tentar um envoltório de seda para o cabelo e, se você prender o cabelo para trás, usar elásticos de seda ou scrunchies minimizará os danos e diminuirá a tensão na linha do cabelo, onde muitos de nós notamos o afinamento mais. Tente não mexer muito no seu cabelo; a tensão extra pode enfraquecer ainda mais os fios.

Quanto ao estilo, divirta-se. “Eu recomendaria optar por um visual mais bagunçado e texturizado, se possível. Adicionar textura e volume ao estilizar pode disfarçar cabelos finos, enquanto se você usá-los lisos e elegantes, seu cabelo parecerá mais fino.”

Por fim, não se esconda do seu cabeleireiro. Estilistas e coloristas já viram de tudo, e um corte pode ironicamente fazer o cabelo ralo parecer mais grosso, adicionando volume e definição. Para a cor, reduza o descolorante prejudicial e mantenha os tons multidimensionais. “A cor em bloco pode fazer o cabelo parecer fino”. Em vez disso, é tudo sobre adicionar profundidade. “Loiras podem adicionar dimensão à sua cor com tons multitonais, e morenas podem optar por algumas peças mais escuras para adicionar a ilusão de cabelo mais grosso.”

Especialistas Citados

  • Anabel Kingsley: Consultora de tricologia e presidente da marca Philip Kingsley
  • Dr. Martin Wade: Dermatologista da The London Skin and Hair Clinic
  • Dr. Marco Nicoloso: Especialista em estética e diretor médico da clínica Ouronyx
  • Dra. Justine Hextall: Da Tarrant Street Clinic em Arundel
  • Eve Kalinik: Terapeuta nutricional
  • Zoë Irwin: Diretora criativa da John Frieda Salons
  • Paul Windle: Cabeleireiro
  • Suzie McGill: Embaixadora da Schwarzkopf UK
  • Jack Howard: Porta-voz de cores da L’Oréal Professionnel UK
  • Dr. William Truswell: Médico (revisão clínica)
  • Dr. Joshua Zeichner: Diretor de pesquisa cosmética e clínica em dermatologia no Hospital Mount Sinai
  • Dra. Francesca Fusco: Professora clínica assistente de dermatologia na Escola de Medicina Icahn do Mount Sinai
Compartilhe esta página
Aos 43 anos, Luana Moraes é jornalista e criadora de conteúdo digital especializada em beleza e cuidados femininos, com foco particular na saúde capilar. Formada em Jornalismo com especialização em Comunicação Digital, ela construiu sua carreira produzindo conteúdo relevante sobre tratamentos capilares, tendências e soluções personalizadas para diferentes tipos de cabelo.